Tim Berners Lee
250px-Tim_Berners-Lee_CP.jpg

Sir Timothy John Berners-Lee (8 de junho de 1955) é o inventor do World Wide Web e diretor do World Wide Web Consortium, que supervisiona o seu desenvolvimento. Em 2004, Timothy venceu o Millennium Technology Prize, o que lhe rendeu 1,2 milhão de euros.

Vida e Carreira

Berners-Lee nasceu em Londres, Inglaterra e frequentou a Emanuel School em Wandsworth. Ele é um ex-aluno do Queen's College da Universidade de Oxford, onde construiu um computador de maneira revolucionária, que incluía ferro, um processador M6800, uma televisão velha, entre outras coisas. Foi também em Oxford que foi encontrado a hackear com um amigo e foi banido de usar o computador da universidade.

Ele trabalhou na Plessey Telecommunications Limited em 1976 como programador, e em 1978 trabalhou na D.G. Nash Limited onde trabalhou em programas de configuração de fonte e num sistema operacional.

Cientista e pesquisador do MIT, ele criou também o World Wide Web Consortium (W3C), órgão que é considerado a autoridade máxima em padronização do código existente na web. Foi a partir das idéias e criações de Tim Berners-Lee que surgiram os conceitos e as especificações de URL (Uniform Resource Locator), HTTP e da linguagem HTML.

Recentemente, Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento "Top100 Living Geniuses", da consultoria Creators Synectics.


250px-First_Web_Server.jpg

Primeiro Site Web

O primeiro website (sítio) que Tim Berners-Lee construiu - inicialmente unicamente com página de texto - foi no CERN e foi colocada online em 7 de agosto de 1991. Oferecia uma explicação sobre o que a World Wide Web era, como alguém poderia criar um navegador, como instalar e configurar um servidor web, e assim por diante. Foi também o primeiro diretório online do mundo, já que Berners-Lee depois fez uma lista de outras páginas de Internet que existiam na época.

A história por trás dessas criações começou no meio acadêmico, quando Berners-Lee procurava um jeito mais fácil de compartilhar informações com outros pesquisadores e, para isso, adotou o já existente conceito de hipertexto e criou um projeto chamado Enquire.

Ele juntou a parte teórica da noção de hipertexto com a parte prática dos protocolos TCP e DNS para gerar o que hoje a gente entende como WWW.


Inventor da web pensa no futuro da rede

No seu livro "Weaving the Web", ele discorre sobre vários temas relacionados ao uso ideal da internet, mas o destaque é a noção de Berners-Lee de que os cientistas de computação não têm apenas responsabilidade técnica sobre suas criações, mas, sobretudo, responsabilidade moral e ética.

Atualmente, Berners-Lee está envolvido em projetos de Web semântica, uma nova forma de tecnologia para fazer a web entender os significados dos documentos, ficando assim mais inteligente.

Berners-Lee é também um dos principais entusiastas e defensores da Net neutrality, um movimento que prega a liberdade do uso de banda pelos provedores e empresas, sem distinção de poder financeiro.

vida4.jpg

Berners-Lee não quis patentear o invento: "Fiz uma obra social, e não um brinquedinho"

Referências
Wikipedia - Tim Berners Lee
Inventor da web pensa no futuro da rede

Autores
Nycolas Calil
Willem Allan

Voltar

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License